Pretendo, despretensiosamente, divulgar aqui ideias, pensamentos, acontecimentos, imagens, músicas, vídeos e tudo aquilo que considere interessante, sem ferir susceptibilidades.

Falando de tudo e de nada... correndo o risco de falar demais para nada!


sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Memória IV: Biblioteca do Museu Berta Cabral

Com o conjunto das Memórias I, II, III e agora a IV, procurei focalizar um ponto (ou o centro fulcral) do meu percurso que tenha sido o sustentáculo maior do que foi depois a minha vida. Qualquer coisa como o fiel da balança do meu destino! 
Sinceramente não sei se o consegui, provavelmente não. Pelo menos tentei e - se não consegui - pelo menos ficam as memórias!
Nomeadamente a memória que tenho da Biblioteca do Museu Berta Cabral, em Vila Flor.
Foi aqui nesta Biblioteca, que passei a frequentar aos 15 ou 16 anos, que sedimentei os meus hábitos de leitura. Na realidade passou a ser, a partir dessa altura da minha adolescência, a minha sala de leitura e o meu local preferido de estudo. Desde logo, porque ficava situada num local muito próximo da casa dos meus pais (3 ou 4 minutos a andar devagar), num edifício senhorial (Solar dos Aguillares) do século XII e XIV, muito próximo da Igreja Matriz e mesmo à entrada da Praça da República.
Contrariamente à metodologia que utilizava na Biblioteca Itinerante em que depois de selecionar os livros e fazer a sua requisição, levava-os para casa e, passados quinze dias, ia de novo à biblioteca para os substituir por outros, nesta Biblioteca preferia utilizar os livros e as revistas no próprio local. 
Esta era uma opção minha pois a Biblioteca também passou a facultar, a partir de certa altura, o empréstimo domiciliário. Mas, nunca senti essa necessidade. No centro da sala da Biblioteca havia uma mesa rectangular, rodeada de cadeiras muito confortáveis. Os livros estavam colocados e devidamente sinalizados nas enormes estantes encostadas às quatro paredes. O ambiente era agradável, calmo, tranquilo e convidando à leitura concentrada. Porquê então sair com os livros?
Para além dos livros recordo-me das revistas que aqui lia, entretanto desaparecidas, e que na época me ajudaram a introduzir nos meus hábitos de leitura o gosto pelas notícias ilustradas, comentadas e apresentadas de um modo muito diferente dos jornais. A Flama, o Século Ilustrado e a Vida Mundial foram algumas delas.
O Século Ilustrado era um suplemento semanal do jornal O Século, um diário matutino de Lisboa, publicado entre 1880 e 1978, e fundado pelo jornalista Sebastião de Magalhães Lima.
A Flama, cujo primeiro número foi publicado em 1944, tinha um cariz católico. Mas tinha também a tradição de entrevistar grandes figuras do mundo do espectáculo ao mesmo tempo que fazia o tratamento de assuntos políticos importantes.
A Vida Mundial tinha características diferentes pois preocupava-se essencialmente em apresentar uma panorâmica daquilo que de mais importante se passava no mundo, dentro das limitações impostas pelo regime político dessa época.  

Por tudo isto, estou convencido que esta Biblioteca teve uma importância decisiva e determinante no meu processo de ensino/aprendizagem. Sobretudo na forma como aprendi a organizar e a sistematizar as informações e os conhecimentos, a pensar e a encontrar respostas para os problemas que ia enfrentando.
O contacto com os livros e com as revistas que aí fui conhecendo, juntamente com a educação dos meus pais, foi também determinante para o desenvolvimento de conceitos importantes tais como saber respeitar as diferenças e tomar consciência dos meus direitos e deveres, como pessoa e como cidadão.

Sem comentários:

Enviar um comentário